Pegue os primeiros capítulos do mangá “Captain Tsubasa World Youth” (Fala sobre o campeonato mundial sub-19, retratado no anime Captain Tsubasa J, da Manchete) e o “Captain Tsubasa Road to Cup 2002″ há algumas passagens do Brasil. Por exemplo no anime 2002, quando Tsubasa entrega moedas ao Shingo Aoi, uma delas é uma de 1 real. No mangá, quando Oliver chega ao Brasil para a primeira vez, foi em um avião da Varig. Em uma cena que se passa no CT do Caju, do Flamengo, com Luciano Leo (baseado em Leonardo, igual ao personagem Senardo) e Carlos Santana (baseado no Romário) estavam conversando, aparece um “banner” ao fundo do fubá de milho Granfino, eu sei que eu rialtão quando eu vi (não sei se é conhecido pro pessoal, mas eu mesmo compro desse fubá). No Maracanã, você pode ver placares publicitários da Telerj (antiga Telemar, agora OI), Banerj, até da Brahma. No “Road to Cup”, mangá, o jogo de despedida de Tsubasa é contra o Palmeiras, onde o nome do goleiro é citado: algo como Yago. No World Youth ou no Road, é mostrado o período de adaptação difícil do japonês ao futebol brasileiro, seu mentor era Radunga (Raí), que depois que foi pra Europa (na vida real, acho que era pro PSG), aí Tsubasa assume a camisa 10. A seleção brasileira sub-19 é toda baseada na seleção do tetra.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_(Captain_Tsubasa)
Outros times que participaram das séries do mangá que eu tenho nota, no totão foram: São Paulo, Flamengo, Vasco, Grêmio, Palmeiras, e acho que só. Há, no jogo de despedida de Tsubasa, é citado em rosto em mangá Pelé e Zico. Eu jogando Football Manager, que por sinal tem uma boa database de jogadores e histórico, eu fui verificar qual era o ano que se passava a história de Road 2002 verificando o ano de atuação de Romário (Carlos Santana – Fla), Edgar Davids (Williem (apesar que dizem que é baseado em outro jogador) – Juventus) e Rivaldo (Rivaul – Barcelona). Todos bateram no ano de 1998.
No Tokusatsu Solbrain, em um episódio sobre um homem que queria montar uma equipe de corridas, com vergonha de ter se envolvido numa tramóia, ele olha com ódio para um quadro de Ayrton Senna e joga um copo de bebida.
http://www.youtube.com/watch?v=6bgK2NfKpMs&feature=relmfu
(ignorem as legendas, um virgem desiludido e “viúva” do Piquet as fez)
Ayrton Senna faz aparições em Gintama, acho que no apisódio 151, que foi o primeiro que vi da série e só o baixei por causa da cena (ser sennista viciado é pouco), junto de Rubinho Barrichello e Jacques Villeneuve quando um dos personagens estavam explicando que com o passar do tempo, de tanto usar capacete, os pilotos iam ficando carecas. Não lembro o fansub, mas porcamente acharam que o Ayrton fosse BRUNO Senna, mesmo com eles falando o nome (eles censuravam PIIIIIIIIIIIIIIII o sobrenome além de colocarem quadriculados nos olhos) e ter sido retratado com algumas rugas, já demonstrando ter “experiência”.
Senna aparece como um poster do GP de Mônaco logo no começo do primeiro episódio de Rozen Maiden no quarto do protagonista e nos episódios seguintes. No anime Capeta, sobre karting, no episódio “Racing History”, aparece um museu pessoal com modelso de carros, alguns conhecidos pelso aficionados de F1 como uma Ferrari de Gilles Villeneuve ou a famosa Tyrrell de 6 rodas. O capacete de Senna aparece de longe, numa cena sem alguma apresentação. E precisava?
O próprio Senna ganhou 3 séries de mangás no Japão. Uma chamada “GP Boy” conta uma história dele, Piquet (acho que também o Roberto Pupo Moreno com o Gugelmin, não lembro) indo a Interlagos assistir uma corrida de F1 com Emerson Fittipaldi. Mais tarde, em Agosto de 1991, foi lançado “F. no Senkou: Ayrton Senna no Chousen” (O Relâmpago do F: O Desafio de Ayrton Senna). Se passava na temporada de 1991, Senna o mocinho, Mansell e Prost um tanto vilões. Para os jaapas que não podiam acompanhar as corridas devidos os horários, o mangá cumpria essa função, por isso parecia não ter um roteiro definido, acompanhando a temporada. Me lembro de um dorama, não sei qual, que mencionou Senna também. Além disso, procurando no wikipédia descobri que o personagem Kobayakawa Sena/Eyeshield 21 é um tributo à Ayrton Senna (Sena) mais o running back do St Lous Rams Marshall Faulk, que usava o número 21 (não me lembro se usava o capacete eyshield também).
http://www.infoanimation.com.br/2011/03/curiosidade-ayrton-senna-em-manga.html
(aproveite e veja a homenagem do criador de dragon ball à senna)
Em Hungry Heart Wild Striker, outro do mesmo autor de Super Campeões, há um brasileiro chamado Rodrigo, que está no Japão jogando no colegial afim de chamar atenção dos clubes da J-League.
http://media.photobucket.com/image/rodrigo%20wild%20striker/LonaFEagle/Hungry%20Heart%20Wild%20Striker/th_SakakiandRodrigo.jpg
Sobre Giant Killing, entre o epi 9 à 12 estão os brazucas.
Em Mitchiko, muito referencia ao brasil, aparece até uma nota de 10 parecia com o real, com a princesa isabel estampada.
Eu li que a Ending de Wolf’s Rain é cantada por uma cantora brasileira.
No anime Gran Prix, da década de 70, sobre um japonês que se aventura em várias competições, principalmente rallyes e F1, há participações reais de vários pilotos. Quando Niki Lauda, seu mentor, o leva para conhecer o grid, é apresentado para Emerson Fittipaldi, que cita o próprio país em um de seus diálogos.
http://www.brimg.info/uploads/8/d03bc47848.jpg |